A importância do Registro de Marca e Nome Empresarial
- Gabriela Gonçalves
- 11 de out. de 2022
- 2 min de leitura
Quando começamos a empreender, uma grande questão é escolher o nome da sua empresa, qual a sua identidade. Queremos e precisamos ser criativos e diferentes!
Mas, também temos que pensar no registro da marca e no nome empresarial! Você sabe a qual a importância deles?
Entender sobre burocracias é fundamental para o seu patrimônio, não só comercialmente, mas legalmente também. Então vamos lá!

Nome Empresarial: é o nome registrado pelo dono (ou donos) da empresa no órgão governamental regulador, Junta Comercial.
Esse registro garante que você tenha o uso exclusivo do seu nome dentro do seu estado, pois não podem coexistir duas instituições com o mesmo nome empresarial na mesma jurisdição territorial.Sua empresa será reconhecida perante a lei e em documentos oficiais por esse nome.
Registro de Marca: esse registro é importante para proteger sua marca como um todo de plágio e uso indevido da mesma! É realizado no INPI - Instituto Nacional de Propriedade Industrial.
Assim, você garante exclusividade sobre a marca da sua empresa durante o período de 10 anos. Embora facultativo, esse registro é importante para que a marca não sejam utilizados indevidamente por outra empresa.
Existe uma diferença entre esses dois registros enquanto um é uma mera formalidade e obrigatório, o outro é facultativo. Porém, ambos são imprescindíveis para que você proteja a sua empresa. O nome empresarial se refere simplesmente ao nome registrado na Junta Comercial. Já a marca é aquele que você cria para distinguir seus produtos e serviços no mercado.
Um exemplo claro, é que com o registro da sua marca você pode notificar empresas com nomes parecidos, que possam desviar sua clientela.
Pequenas atitudes protegem sua empresa de ações de terceiros e dão mais credibilidade ao seu negócio.
Comentários